Maximus, um General Romano muito respeitado entre seus homens e amado como filho pelo Imperador Marcus Aurelius, é incumbido por ele a administrar o Império Romano e quando o Senado fosse considerado pronto, que fosse entregue o poder a instituição, retornando o Império as suas origens Republicanas. Entretanto, ao fazê-lo, o Imperador tira a chance de seu filho Commodus de assumir o poder que tanto almejava, provocando a sua fúria e, consequentemente, Commodus assassina o pai e toma o poder. Maximus, já suspeitando do ocorrido, não se alinha ao mais novo Imperador, que ordena a execução imediata do general e sua família por traição. Maximus consegue fugir, mas não consegue evitar a morte de sua esposa e filho, e devido aos seus ferimentos na fuga, o general é capturado como escravo e treinado para se tornar um gladiador.
Superando as máximas adversidades, Maximus vence um adversário atrás do outro, sem revelar sua verdadeira identidade, chamando a atenção de toda Roma e seu Imperador Commodus. O Imperador, ao descobrir a identidade de tão formidável gladiador, ordena várias tentativas para assassinar Maximus durante sua participação na arena, porém o ex-general consegue escapar de todos os atentados.
Lucilla, irmã do Imperador, não concordando com os seus meios, se alia ao Senador Gracchus e Maximus para planejar um golpe de estado a Roma e executar o desejo de Marcus Aurelius de instaurar uma nova República em Roma. Porém, os planos são frustrados quando através de sua rede de informações, Commodus acaba sabendo do plano e ameaça a irmã para que conte tudo o que sabe, ou então o seu filho irá sofrer as consequências. Lucilla, sem escolha, conta tudo e o Imperador frustra os planos de Maximus, executando e prendendo vários de seus aliados .
Mesmo com isso, o Imperador ainda enfrentava um problema, antes de matar Maximus, teria que humilhá-lo para que ele não se tornasse um mártir futuramente. Para isso, decide enfrentar ele mesmo o ex-general na arena e garantir a lealdade do povo romano. Para se assegurar que seu plano fosse um sucesso, Commodus provoca um grave ferimento em Maximus antes da luta, para que o ex-general entrasse na arena debilitado e assim garantir sua vitória.
Maximus, entretanto, mesmo ferido, prova-se um exímio lutador e consegue desarmar o Imperador, que então apela a sua Guarda Pretoriana que o entreguem uma nova espada, porém a Guarda Pretoriana ignora suas ordens e Maximus dá o golpe final, eliminando Commodus.
Após os fatos, Maximus, já bastante fraco devido aos seus ferimentos, tomba na arena, mas antes disso, informa a todos presentes sobre o desejo de Marcus Aurelius de Roma voltar a ser uma República. Logo após, Maximus sucumbe aos ferimentos vindo a falecer, mas sendo tratado com honrarias heróicas pelo povo.
Análise do Ethos: Escolhi durante a criação deste texto, usar um Ethos mais formal, mais explicativo, mais calmo, para que o leitor pudesse entender o máximo do filme em um tamanho de texto sucinto e pequeno. Escolhi não suavizar algumas palavras e manter o foco na história do filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário