quinta-feira, 25 de abril de 2013

Literatura na Escola

Bom dia pessoal, minha primeira postagem no blog refere-se a um questionamento sobre minhas lembranças na escola em relação a leitura e escrita na nossa língua. Vamos lá.

     -  Na época em que estudava, os estudos na parte literária iniciaram-se apenas a partir dos últimos anos do ensino fundamental, pois nos anos iniciais estudávamos apenas a parte gramatical da Língua Portuguesa. Quando iniciamos os estudos sobre a Literatura em sí, iniciou-se observando os aspectos mais básicos, como origens e história da literatura da língua portuguesa, com referências bem superficiais sobre o tema. Apesar de que nesse período a subjetividade sobre qual era tratado o assunto era perturbadora, justificando-se pela total falta de estudos nos anos anteriores , visto que a matéria ainda não era obrigatória, podíamos analisar desde aquela fase que os professores tinham total domínio sobre o tema e passavam todo o conteúdo com extrema facilidade e criatividade, tornando as aulas mais divertidas evitando assim o cansaço mental que normalmente me acomete na leitura. A partir do ensino médio, começamos realmente a trabalhar a fundo com leitura de textos em livros conhecidos da nossa literatura, como Os Lusíadas, O Cortiço, A Moreninha entre outros. Trabalhamos muito com essas e outras obras a nível de análise crítica, interpretação do texto e correlação dessas obras com a realidade atual, o que contribuiu severamente para uma visão mais ampla principalmente sobre temas sociais (O Cortiço). Infelizmente, na minha escola de ensino médio, a visão adotada era no foco em leitura e interpretação, pois sempre a visão era voltada para um bom desempenho no antigo Processo Seletivo Seriado (PSS) da UFAL, deixando a desejar na parte de produção literária, visto que não era exigido dos alunos nenhuma forma de produção de textos, apenas leitura. Creio que esse tenha sido o maior problema pois cria apenas críticos e debatedores, porém não gera formadores de opinião e nem produtores de conhecimento.

Bom, é isso pessoal, no que se refere a leitura e escrita na nossa língua na escola, essa é a minha experiência. Obrigado a todos pela atenção.

Ugo Diego Neiva
Analista de Sistemas e Aluno de LETRAS - INGLÊS (Turma Noturno, 2013-1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário